Óleo de Coco e Gordura Saturada causam 'mal estar'?




Ainda que a informação nos dias de hoje seja para todos, as mídias continuam a distorcer aquilo que oferecem para o público, seja pela falta de profissionais capacitados para falar em nome de uma categoria, ou por jogos de interesses para benefícios próprios. O grande problema é que o maior prejudicado é o indivíduo que procura por uma informação, achando ser segura.

            Hoje as nutricionistas do AdipoNutri vão falar sobre os óleos, assunto muito comentado durante a semana passada e, que pode ter deixado muitas dúvidas na cabeça da população.

O Conselho Federal de Nutricionistas veio à público dar seu parecer sobre a qualidade desses óleos que estão sendo comentados, e segundo eles o coco e o óleo de coco, são importantes fontes naturais de gorduras saturadas, especialmente de ácido láurico que em relação aos outros tipos de gorduras saturadas, contribuí no aumento tanto das gorduras “Boas” o HDL, como das gorduras “Ruins” o LDL, além disso relatam que existem estudos que mostram a relação do consumo do óleo de coco com a diminuição da circunferência abdominal, mas também mostram um aumento no colesterol dessas pessoas.

                  

Já o óleo de canola tem mostrado efeitos cardioprotetores devido ao conteúdo de ácidos graxos monoinsaturados, que promovem a regulação de lipídios plasmáticos, lipoproteínas e aumento da sensibilidade à insulina. Além disso estudos recentes evidenciam que o ômega-6, presente também nos óleos, quando consumido em excesso pode promover doenças inflamatórias.

Por isso podemos chegar à conclusão que tudo é questão de moderação e bom senso, não existe nenhum tipo de gordura/óleo perfeito; afinal quem cozinha de uma forma correta/saudável não utiliza muito óleo em suas preparações. Precisamos dar mais importância também àquelas gorduras que estão presentes nos alimentos, que também nos trazem benefícios. 

Abacate, ovo, atum, sementes e castanhas, são excelentes fontes de gordura, por isto invista nestes tipos de alimentos em sua alimentação e fique atento ao que é veiculado na mídia de forma geral e saiba selecionar o que realmente vai agregar algum benefício a você.


Nutricionistas do AdipoNutri


0 comentários:

Postar um comentário