DETOX: Desintoxicando a mente!


Muito se fala sobre as dietas e sucos Detox, portanto esse é o assunto de hoje.

Existem “dois lados da moeda” quando o assunto é Detox: Aquelas pessoas que se beneficiam e as que são “beneficiadas”. Aqueles que se beneficiam utilizam do marketing pesado sobre os produtos industrializados vendidos, prometendo desintoxicação e outros efeitos milagrosos; já as pessoas “beneficiadas” são aquelas que acreditam estar seguindo um caminho seguro e saudável, o que é “prometido” nos falsos rótulos.

Vamos explicar o real sentido do “Detox”. É um viés da nutrição funcional com o “objetivo” de eliminar substâncias tóxicas adquiridas diariamente por meio da alimentação, como os agrotóxicos, conservantes alimentares e álcool. É um processo biológico que ocorre em todas as células, principalmente em órgãos como o fígado e intestino.


Uma dieta “Detox” é composta por frutas, verduras e legumes (ou os famosos FLV’s).  Sabemos que a ingestão desses alimentos de forma e quantidade adequada propiciam benefícios ao nosso organismo, devido a sua composição nutricional, ou seja, um alimento dito “Detox” consequentemente vai melhorar o funcionamento intestinal, saciar a fome, trazer disposição, eliminar retenção hídrica, melhorar a pele e entre outros benefícios, única e exclusivamente pelo fato de serem alimentos naturais e não por prometerem eliminar as tais substâncias tóxicas.

A verdadeira ação “Detox” não está à venda, pois é realizada dentro do nosso corpo através das células. Elas que são as responsáveis por destruírem essas famosas substâncias tóxicas, também chamadas de radicais livres.
Portanto comprar frutas, verduras e legumes em feira livre resulta em uma sacola repleta de produtos saudáveis, fresquinhos e muito mais econômicos. Prefira os alimentos orgânicos, pois eles não são somente “sem agrotóxicos” como se veicula. São isentos de insumos artificiais como adubos químicos, agrotóxicos e isentos de drogas veterinárias, hormônios, antibióticos e organismos geneticamente modificados.
Então aí vai uma dica: Todo dia é dia de feira! Vá atrás do seu próprio alimento Detox; lembre-se que não existem alimentos e resultados milagrosos, e sim a consequência de uma alimentação saudável.




Nutricionistas do AdipoNutri


0 comentários:

Postar um comentário