Lentes de contato: todo cuidado é pouco durante o uso


Estética e saúde sempre foram aliadas. Não poderia ser diferente quando o assunto são lentes de contato. Porém todo cuidado é pouco, ao utilizar o produto. A médica oftalmologista Cybelle Guimarães diz que é primordial o acompanhamento periódico do médico e destaca os cuidados a serem tomados. “A assepsia e a limpeza devem ser obrigatórias, utilizando os produtos corretos, e não soro fisiológico”.

A estudante Jessica Santos, 18 anos, começou a usar lentes de contato devido ao problema de miopia. Foi aconselhada por uma atendente de uma ótica a higienizar as lentes com o soro fisiológico. “Comprei um soro simples que vende em farmácia e, com o uso dele, acabei danificando a minha lente e tendo que comprar outra”.

Jéssica não utiliza mais lentes desde quando esqueceu de tirá-las para dormir. “Quando acordei não consegui abrir os olhos e lembrei na hora que estava de lentes. Entrei em desespero. Após pingar colírios consegui enxergar meus olhos avermelhados, daí aposentei as lentes”.

“Nunca se deve dormir de lentes de contato”, explicou a oftalmologista, que cita os principais cuidados a serem tomados, com o uso das lentes. “É importante lavar bem as mãos antes de utilizar o produto, utilizar por volta de 8 horas por dia, apesar de existirem lentes que permitem melhor a passagem do oxigênio para a córnea, armazenar em um estojo indicado com o produto correto que fará um efeito de antibacteriano durante o armazenamento, e não guardar as lentes no banheiro”.

Quando ocorrem acidentes devido o uso das lentes, é preciso procurar imediatamente um especialista. O caso do estudante, Pedro Comin, 19 anos, foi um deles. “Eu estava em um restaurante, quando a lente foi pra trás do meu olho”, contou o jovem. Segundo a médica, o acompanhamento de um especialista é essencial, e nesses casos a procura de socorro deve ser imediata.

Não existem restrições de grau para o uso delas. Existem lentes com graus bem altos, e outras com graus mais baixos. Quando bem indicadas, podem ser usadas para hipermetropia e miopia. Nos casos de astigmatismo, são necessárias as lentes teóricas.

A atendente Katarina Ramos, que trabalha em uma ótica no centro de Santos, relatou que vende mais lentes para jovens. “A procura maior são pelas lentes coloridas, e por lentes descartáveis”.

Cássio Kirschinner, 24 anos, usa lentes de contato coloridas há alguns anos. “Uso lentes de contato, pois acho bonito e me sinto bem melhor com elas”. Ao contrario do que é dito, as lentes coloridas não prejudicam a retina, desde que sejam seguidas as prescrições médicas.

As lentes podem ser usadas a partir do momento em que a pessoa se responsabiliza pelos devidos cuidados, assim não existem restrições de idade. A oftamologista afirma que é importante lembrar que lentes têm um prazo de validade. “Existem lentes de contato de uso diário, uso mensal e uso anual. É importante respeitar o prazo de validade, para a saúde retina”, conclui Cybelle Guimarães. 



                                                                                                         



0 comentários:

Postar um comentário