Atenção na hora de fazer as unhas

Como fazemos as unhas semanalmente, alguns cuidados por muitas vezes são deixados de lado. Por isso, selecionei 5 itens que merecem uma atenção especial. 
Dúvida cruel: retirar ou não retirar a cutícula?
Ela é uma barreira natural da unha que tem a função de evitar infecções. Sendo assim não deve ser retirada. O ideal é empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado. Mas se você já tem o hábito de tira-la, retire somente o excesso sem deixar fundo. 
Muito esmalte danifica?
O excesso de esmalte pode enfraquecer as unhas pois contém produtos químicos que causam desgaste das unhas. É importante sim deixar as unhas sem esmalte pelo menos uma semana por mês. Assim elas recuperam o brilho, força e você evita que elas quebrem com facilidade.
Nunca mais vou roer!
Esse péssimo hábito pode trazer graves lesões como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas. Como podem ocorrer pequenas feridas abaixo das unhas, infecções bacterianas podem acontecer prejudicando a área dos dedos, cutículas e sem contar o contorno da boca e o aparelho digestório. 
Lixar a unha faz mal?
Não, pois unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar. Mas cuidado movimentos de vai e vem acabam com as fibras das unhas, podendo causar a quebra ocasionalmente. Sendo assim, lixe para uma única direção. 
O risco mais grave é o da hepatite C. Se uma pessoa infectada usa um alicate de unha e equipamentos perfurantes e se fere, o vírus ficará em contato com o aparelho utilizado. Caso uma pessoa não contaminada use o mesmo aparelho e também se fere, ela se contamina. Portanto é recomendado o uso de aparelhos pessoais para fazer as unhas.
Algumas informações foram extraídas do site: Super Dicas de Beleza.

0 comentários:

Postar um comentário