Faça você mesmo sua Horta Caseira!


Não ter espaço ou a falta de tempo agora não é mais uma desculpa para você desistir de ter uma mini horta dentro da sua casa ou do apartamento. Com a horta se pode cultivar vários tipos de legumes, temperos, ervas medicinais e verduras ricas em vitaminas e minerais indispensáveis para a saúde. Além de ter o privilégio de consumir alimentos orgânicos e saudáveis o ano inteiro, cada um de acordo com a sua época.
O teor nutritivo de alimentos cultivados em casa é sempre maior do que o comprado nos supermercados ou feiras. Não é à toa que o sabor parece diferente.
Para plantar uma horta, um cantinho qualquer ou mesmo vasos, latas e caixotes. Alguns cuidados devem ser tomados para escolher e preparar o terreno, pois dele vai depender o bom desenvolvimento das plantas e a boa produção da sua horta.
Se não tiver espaço suficiente para fazer uma horta completa, utilize vasos, latas ou louças que estão encostadas. Os vasinhos nos proporcionam: temperos, pequenas hortaliças (como couve-flor, brócolis e repolho) e algumas frutas. Antes de tudo, certifique se o vaso escolhido possui furos no fundo para uma boa drenagem.


Não plante muitas mudas diferentes no mesmo canteiro. Junte as que têm necessidades parecidas, como os temperos (salsinha e cebolinha; alecrim e manjericão) ou legumes (cenoura e beterraba) da mesma família. Fique atento a algumas sementes, como as das folhagens (alface, escarola, entre outras), do alho-poró, da cebolinha e do coentro, que precisam ser cultivadas primeiro em sementeira para só depois irem para o canteiro. As demais hortaliças podem ser semeadas direto no canteiro.
Na hora do plantio utilize adubo caseiro, podendo ser orgânico, húmus de minhoca, cascas de ovo, de frutas, legumes e as folhas que caem na terra são indicados para a horta domiciliar, ajudando o plantio a ser mais rico em nutrientes. E no momento de regar não se esqueça de não usar água poluída! O ideal é regar uma vez ao dia, mas se você morar em andares mais altos irrigue mais, pois o vento resseca mais o solo.
 
Ah nutris, mas eu moro em apartamento e não tenho espaço, o que posso plantar? 

            
Temperos e ervas aromáticas como manjericão, orégano, sálvia, tomilho, salsinha e alecrim vão bem em qualquer espacinho. Você pode plantar também verduras como alface, couve e escarola em vasos ou latas.
Os cuidados com a higiene dos alimentos, mesmo os cultivados em casa, devem ser os mesmos com os alimentos comprados na feira ou no supermercado. Deixe-os de molho em água com hipoclorito de sódio. Use um litro de água potável e acrescente uma colher de sopa de hipoclorito para desinfecção e limpeza de todos os alimentos. Passe depois em água corrente para retirada do excesso e estará pronto para servir.
Para finalizar aqui vai mais uma #dicadasnutris do AdipoNutri: Conheça o aplicativo “Plantit – Horta em Casa” disponível gratuitamente para Android e IOS que dá dicas sobre o cultivo de horta em casa.

Com todas essas dicas você não tem mais desculpas. Faça sua horta caseira e nos conte aqui nos comentários como foi essa experiência.


Escrito por:
Adiponutri

1 comentários:

Juliana (Garota Empreende)

Adorei a dica! Vou tentar fazer em casa, estou meio traumatizada por conta de todas as flores que tentei cultivar não terem uma vida longa como eu gostaria... Vou procurar o app! Bjão

Juliana Sabino - Garota Empreende
http://garotaempreende.com.br

Postar um comentário