Evite erros na hora de fazer a chapinha

A chapinha tem sido uma das melhores amigas das mulheres, mas durante o uso  muitos erros são cometidos. Para garantir fios lisos e saudáveis conversei com a hair stylist Danny Sanches, que deu dicas de como usar o equipamento corretamente. 



Tratando-se de temperatura nem 8 nem 80
Existem modelos que o limite da temperatura é acima de 200°C, porém o ideal é que não passe de 180°. Se passar dessa temperatura os seus fios correm sérios riscos de queimarem e serem partidos ao meio. Mas por outro lado, temperaturas muito baixa obrigam a passar a prancha mais vezes no cabelo, causando muito atrito aos fios e aumentando a exposição ao calor, resultando em fios com mais frizz, quebradiços e ressecados. 

Capricha na raiz

No caso de cabelos que passaram por alisamento recentemente, não é bom usar a Chapinha várias vezes na raiz, sabe aquela super passada três vezes antes de percorrer o fio? Isso pode ser muito prejudicial, pois além de super aquecer a área, você acaba levando a oleosidade da raiz para as pontas, dando uma aparecia suja e pesada aos fios. 

Peraí miga, to terminando a chapinha!

Nada de pressa, sim ela é inimiga da perfeição! A economia de tempo acaba com a saúde dos fios, quando você usa a prancha em uma mecha muito larga de fios, é obrigada a passar várias vezes no local para obter o liso, como vimos antes ai está o erro. Então, separe mechas finas e passe no máximo três vez. 

Sou Detalhista! Vou com calma 

Não não, jamais deslizar a chapinha com lerdeza! Aumentar o tempo de contato do calor na mesma região é fatal para os fios, deixa também o cabelo marcado com linha horrendas. O que pode ajudar é o uso de um protetor térmico, ele possibilita que a prancha deslize nos fios, além de diminui a ação desgastante do calor. O que mais danifica as madeixas é a falta da proteção. 
Nada de descer a chapinha em linha reta 

Com essa a ação as pontas ficam espigadas e com cara de chapadas, se você busca por um liso natural escolha pranchas que tenha corpo arredondado,  e quando chegar as pontas dê uma torcidinha na mão. Ao terminar o alisamento jamais prenda os cabelos, fique por cinco minutos com ele solto, o cabelo quente ele pode atrapalhar a modelagem e os elásticos deixam os fios marcados. Se não tiver saída escolha presilhas leves. 


Não deu tempo de lavar

Fez aquela escova no dia anterior e passou reparador de pontas, mousse, a mão com gordura, a poluição veio com tudo. Mas acorda no dia seguinte com o cabelo amassado e resolve dar aquele jeitinho com a nossa colega chapinha? Jamais faça isso! O seu cabelo será fritado, literalmente. A oleosidade natural dos fios e os produtos, levam componentes tóxicos ao cabelo e podem ser potencializados com o calor da chapinha. Melhor lavar e repetir o procedimento! 

Chapinhas todos os dias, não! 

Mesmo após seguir todas essas dicas e regrinhas básicas, evite o uso diário do equipamento tente assumir os fios naturais, ou opte por procedimentos usados pela vovó como bob's e toucas caseiras (Vou fazer um tutorial de touca caseira). O secador agride menos os fios, é uma boa opção. 


0 comentários:

Postar um comentário