Alimentação X Câncer




Muito se fala sobre a conscientização da população para evitar o câncer em geral, considerando que a incidência da doença vem crescendo cada vez mais, não acometendo somente idosos, mas jovens e crianças também. Seu aparecimento se dá a diversos fatores como além da genética, fatores ambientais e hábitos como fumo e álcool, mas uma das características para a prevenção da doença é a alimentação, talvez até estando entre as mais importantes.

Que uma alimentação saudável ao longo da vida pode prevenir o aparecimento de diversas doenças no futuro não é novidade, mas existem alimentos específicos que por suas propriedades podem ajudar na prevenção do câncer como aqueles ricos em vitaminas A, C e E e em provitaminas, como betacaroteno ou carotenoides, que estão relacionados como protetores nos processos oxidativos. Fibras, selênio e flavonoides são outras substâncias anticancerígenas encontradas nos vegetais também. Por isso separamos alguns alimentos que possuem essas propriedades e que podem ser inseridos na alimentação diária facilmente.

Gengibre: A substância que dá sabor ao gengibre é a responsável por sua ação antioxidante. Trata-se do gingerol, que diminui a velocidade de crescimento dos tumores, em especial o de ovários.

Leguminosas: são consideradas inibidoras de protease, composto que dificulta a invasão das células cancerígenas nos tecidos. Isto porque elas contêm antocianinas, uma substância do grupo dos flavonoides. Fonte de fibras, ainda previnem o câncer de intestino. São fonte de isoflavonas, que inibem a proliferação de células mamárias defeituosas. Também apresentam antioxidantes que ajudam na absorção de gorduras relacionadas ao surgimento de tumores nos seios.

Tomate: além de prevenir o de câncer de próstata, seus nutrientes ajudam na prevenção de outros tumores, como o de pâncreas e de pulmão. O tomate é riquíssimo em licopeno, um carotenoide que tem poderosa ação antioxidante. Responsável pela cor avermelhada do vegetal, a substância combate os radicais livres que alteram o DNA das células e podem desencadear o processo cancerígeno.

Alho: o alimento atua como neutralizador dos agentes cancerígenos e retarda os crescimentos das células anormais. O alho ainda fortalece o sistema imunológico, aumentando a atividade dos leucócitos, células presentes no sangue.

Uva: Rica em um antioxidante chamado antocianina, previne que a doença apareça. Seu suco tem grande quantidade de resveratrol, um polifenol que controla os índices de colesterol ruim e previne o câncer de pulmão. A casca da fruta também é fonte de fibra, que previne o câncer de intestino.


Existem outros alimentos que possuem essas propriedades anticancerígenas, principalmente as frutas, legumes e verduras, o mais importante é adquirir hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada que perdure pela vida.

0 comentários:

Postar um comentário